SOBRE A CASA AYALON

O imóvel-sede da Casa Ayalon foi edificado em 1926 no Centro da capital capixaba, no local onde as ruas então denominadas Duque de Caxias e Rua das Flores (atual rua Dionísio Rosendo) cruzavam a Ladeira da Matriz (atual rua Cerqueira Lima).

O imóvel foi construído com a finalidade original de abrigar o Hotel Majestic. Segundo relatos da época, era um dos mais confortáveis do Estado, numa localização privilegiada, com ampla vista para a baía de Vitória e bem no coração da cidade, entre a área comercial mais importante da época e a Cidade Alta, onde se localizavam os órgãos administrativos municipais e estaduais.

O projeto original segue o estilo arquitetônico eclético de inspiração neoclássica, com aberturas de iluminação e ventilação naturais generosas, detalhes arquitetônicos como cimalhas e balaústres, e guarda-corpos em ferro fundido com desenhos de inspiração art nouveau, que valorizam a obra e garantem seu destaque no cenário da cidade como uma verdadeira joia da produção arquitetônica capixaba do início do século XX, inclusive com proteção legal contra descaracterização por força do Plano Diretor Urbano de Vitória.

Após o encerramento das atividades do hotel, o prédio abrigou uma escola por alguns anos, tendo seu interior modificado para adequar parte dos antigos quartos, que deram lugar a salas de aula. Também foram realizados acréscimos ao volume original da edificação, com consequências inclusive em suas fachadas, principalmente naquela voltada para a Rua Dionísio Rosendo.

Após o encerramento dessa segunda utilização, o imóvel foi desapropriado pelo governo estadual, permanecendo desocupado até o ano de 2019, quando foi concedido à Associação Alef Bet, com encargo de recuperação e utilização para fins culturais. A partir dessa parceria, surgiu o projeto da Casa Ayalon.

A CASA AYALON EM NÚMEROS

Área total da construção
0
Pavimentos
0
Auditórios (capacidade média de 110 lugares)
0
Salas multiuso
0
Sala de informática
0
Sala de vídeo
0
Cozinha
0

SITUAÇÃO ATUAL

Durante o ano de 2023, com os projetos de restauração do imóvel da Casa Ayalon já elaborados e aprovados junto aos órgãos responsáveis, a Associação Alef Bet iniciou o processo de restauro realizando a retirada de revestimentos e elementos espúrios existentes no interior do imóvel. Este serviço, fundamental para possibilitar a retomada da originalidade no maior grau possível, além da adaptação do imóvel aos novos usos previstos, foi realizado através de uma ação de responsabilidade social, em parceria com a Secretaria Estadual de Justiça, com utilização de mão de obra de internos do sistema prisional capixaba, devidamente orientados e coordenados pela equipe responsável pela restauração. Este trabalho, além de possibilitar mais uma ação socialmente responsável da Associação Alef Bet, também resultou na redução de riscos existentes nos espaços internos da edificação, bem como auxiliou no processo de resgate da originalidade do edifício histórico.

Pavimentos

Cozinha – 1º PAVIMENTO: 91,75 m – Cozinha Matok Lev – Doce Coração: Espaço restaurado: Espaço Pré-Preparo da alimentação, Cozinha, Despensa, Pequeno Almoxarifado: Espaço Material Limpeza (embaixo da escada).

O primeiro pavimento da Casa Ayalon, cujo acesso principal se dá através da Rua Duque de Caxias, abrigou originalmente a recepção do antigo Hotel Majestic, uma vez que este acesso era o seu principal contato com a área comercial da cidade de Vitória, onde se localizava também o “Cais Grande”, na região da atual Praça Oito de Setembro, que era o mais movimentado atracadouro de embarcações que transportavam passageiros entre a ilha de Vitória e as demais localidades. A partir deste pavimento, o hóspede do então Hotel Majestic tinha acesso às demais dependências do edifício por meio de uma bela escada com degraus em leque e guarda corpo em ferro fundido, de inspiração art nouveau, ou do elevador com portas pantográficas em ferro, que ainda permanecem na edificação como testemunhos da época de construção da edificação. Atualmente o espaço abriga a Cozinha Matok Lev – Doce Coração, onde tem lugar os projetos ligados à área de alimentação e culinária, com atendimento de inúmeras famílias, seja pelo aprendizado, seja pelo fenecimento da alimentação ali preparada.

Núcleo de Assistência Social – 2º PAVIMENTO: 498,31 m: Recepção, – Auditório 112 lugares, Sala 1, Sala 2, Sala 3, Sala administrativa, Sede A. Alef Bet, Sala atendimento 1, Sala atendimento 2, Sala monitoramento, Copa / apoio, Depósito, DML, W.C.s

O segundo pavimento do prédio onde será implantado o núcleo de assistência social e ambientes funcionais, salas multiuso e administrativos, está estruturado com a central de gás, foram retirados os rebocos dos tetos e das paredes que estavam deteriorados e foi realizado tratamento nas ferragens da estrutura, bem como colocado o escoramento em boa parte, aguardando a nova etapa do restauro a ser realizada.

Núcleo Artístico/Pedagógico – 3º PAVIMENTO: 515,50 mSala 3, Vídeo, Informática, Sala 4, Sala 5, Sala 6, Sala 7, Depósito, Terraço jardim / Anfiteatro, DML, W.C.s

O Terceiro pavimento do prédio onde será implantado o Núcleo Artístico/ Pedagógico atualmente está aguardando o restauro de cada sala, porém as paredes se encontram à vista com “tijolos” onde foram retirados os rebocos pesados, na área onde será um terraço com jardim e anfiteatro, foi feita uma grande calha e colocada uma manta, onde a água entrava e inundava, atualmente não entra água dentro do prédio, essa situação está controlada.

Núcleo de Música – 4º PAVIMENTO: 394,84 m: Auditório 119 lugares, Sala 8, Sala 9, Sala 10, Sala 11, Lavabos

O quarto pavimento é amplo e espaçoso, possui salas adequadas para diversas atividades, será implantado o Núcleo de Música. Nas varandas foram realizados serviços de colocação de mantas para evitar acúmulo de água da chuva e assim deteriorando cada vez mais o imóvel. Nele também foi separado um ambiente para colocação da máquina de exaustão onde é realizada a troca do ar no ambiente do primeiro pavimento onde fica o espaço da cozinha, portanto essa tubulação robusta foi instalada e passa por todos os andares até chegar no terraço.

Saiba mais através do nosso caderno informativo

Para doar

BANCO DO BRASIL
Agência: 1609-8
Conta Corrente: 73779-8
Favorecido: Associação ALEF BET
CNPJ: 24.784.298/0001-36
Chave PIX: [email protected]

QR CODE PIX