Música

A música também é uma ferramenta de transformação social. Por meio da educação musical e do ensino de instrumentos musicais para crianças, adolescentes, jovens e adultos, o Projeto de Música da Associação Alef Bet dispõe-se a trazer qualidade de vida e desenvolvimento cultural e artístico para os seus participantes. Promovemos a cidadania, a sensibilidade, a autoestima e a responsabilidade através de valores como amor à pátria, respeito, paz, família, amizade, tolerância, solidariedade e sustentabilidade.

O Núcleo de Música realiza ações para que mudanças significativas e duradouras aconteçam de dentro para fora, possibilitando uma vida melhor para todos.

Presente para Vitória – capital do Estado do Espírito Santo

O evento “Presente para Vitória Capital do Estado do Espírito Santo”, realizado durante a semana da pátria e do aniversário da cidade, idealizado pela Associação Alef Bet e conta com a participação dos alunos do Projeto Música e Artes na Capital Vitória/ES, em parceria com a rede pública Municipal e Estadual de Ensino da Cidade de Vitória/ES

Realizado nos espaços da Praça Costa Pereira, em Vitória/ES, e na Escadaria São Diogo, locais que se consolidaram como marcos para a cidade de Vitória/ES e possibilitam que todos tenham acesso e visibilidade, certos de que um evento realizado numa “praça pública” é o local mais natural para reunir o povo.

A cada ano um personagem brasileiro é escolhido para ser homenageado.

Primeira Edição: ano 2017, foi o poeta Gonçalves Dias, com a “Canção do Exílio”;

Segunda Edição: ano 2018, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes), com o “Samba de Tiradentes”;

Terceira Edição: ano 2019, o homenageado foi o navegador português Pedro Álvares Cabral;

Quarta Edição: ano de 2020, no período da pandemia, o evento foi adaptado para o formato Circuito Musical Solidário, com músicas e apresentações em 5 (cinco) pontos do Centro Histórico da capital capixaba de forma simultânea;

Quinta Edição: ano de 2021, o homenageado foi o romancista, poeta e cronista José Maria Machado de Assis;

Sexta Edição: ano 2022, o destaque foi para o músico e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, com o tema “Vamos todos cirandar: a história do homem que fez o Brasil cantar”.

Sétima Edição: ano 2023, o destaque foi para a cidade de Vitória com a temática “Vem pra Vitória” foi desenvolvida uma canção autoral especialmente para a cidade de Vitória.

Consiste em apresentações culturais em espaços históricos e públicos, resgatando a memória cultural urbana, promovendo um repertório musical inclusivo que aborda o respeito às diferenças e promovendo a acessibilidade da pessoa com deficiência, a liberdade, a igualdade e a paz para o país, o estado e o município.

Recorda a nossa história e os “heróis” que contribuíram para o desenvolvimento do nosso país. Desse modo, o “Presente” expressa um sentimento de gratidão pela nossa nação, valorizando os símbolos nacionais, assim como os povos que aqui viveram e a biodiversidade.

Ruído das águas que correm

O evento “Ruído das águas que correm” surgiu com o olhar atento e demorado em duas fontes de águas que ainda jorram no parque da Fonte Grande, no coração de Vitória, capital do Espírito Santo.

Delas vem apenas um som – uma voz indistinta, indeterminada – seguindo o curso natural das coisas. Não se acha submetido a nenhuma lei. É um rumor causado pela queda de uma matéria ou murmúrio de pessoas que se deslocam apressadamente. Admirados, contemplamos as águas correndo como vozes que não cessam de clamar.

Na realidade, as águas rumorejantes têm como finalidade gerar reflexão em todo aquele que as aprecia. Quando refletimos, somos orientados pelo Criador a levar em consideração que o pequeno ruído das águas deve ser transformado em altas vozes, implorando socorro, suplicando por ajuda, pois a água é fundamental, essencial à vida de toda a coletividade.

“Ruído das águas que correm” tem como objetivo fundamental repercutir com a menção ao som legítimo das águas, tendo a justiça como base. O ruído não pode ser mais uma designação genérica e isolada de todos os efeitos que perturbam ou impedem uma transmissão clara das necessidades do homem.

Assim como na composição de um corpo, é necessário unir forças para que os órgãos funcionem harmoniosamente. Para isso, Associação Alef Bet criou vínculos com a Orquestra de Cordas da FAFI (Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música, órgão municipal) para propagar uma notícia urgente, pertencente à vida das fontes de águas, com instrumentos musicais e vozes de um coral formado pela Alef Bet.

Primeira Edição: ano 2017 realizado na Casa da Música Sônia Cabral na cidade de Vitória/ES em parceria com a orquestra de cordas da FAFI e coral Alef Bet;

Segunda Edição: ano 2018 realizado na Casa da Música Sônia Cabral na cidade de Vitória/ES em parceria com a orquestra de cordas da FAFI e coral Alef Bet;

Terceira Edição: ano 2019 realizado na Concha Acústica do Parque Moscoso da cidade de Vitória/ES com repertório ambiental autoral;

Quarta Edição: ano 2020 no período da pandemia contação de história utilizando fantoches adaptação do livro de Ruth Rocha “Quem vai Salvar a Vida”

Quinta Edição: ano 2021 com música, poemas, teatro e literatura baseado no livro “Fora da Gaiola”, de Lalau e Laurabeatriz;

Sexta Edição: ano 2022 com canções ambientais autorais para as famílias.

Sétima Edição: ano 2023 com a temática: “Por um Mundo mais Bacana” realizado no dia 05/10/23 na Casa da Música Sônia Cabral.