Assistência Social

A Assistência Social como política de proteção social significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuição prévia a provisão dessa proteção, considerando as pessoas, as suas circunstâncias e dentre elas seu núcleo de apoio primeiro, isto é, a família.

A proteção social exige a capacidade de maior aproximação possível do cotidiano da vida das pessoas, pois é nele que riscos e vulnerabilidades se constituem e deve ser conduzida por uma relação respeitosa e voltada para a garantia dos direitos da criança, do adolescente, jovens e suas relações familiares com ações socioeducativas, de cidadania para o desenvolvimento do potencial humano e educacional com ações efetivas para a promoção do assistido e suas famílias.

As ferramentas de trabalho do Serviço Social na Associação ALEF BET são fomentadas e efetivadas nas atividades pertinentes ao fazer profissional na busca de uma relação fortalecida com a rede sócio assistencial e efetivada com o cuidado e a valorização do Ser Humano como resultado dessa parceria. Reforçando a importância de trabalhar com a família, instância mediadora da relação indivíduos e sociedade, potencializando-a com ações promocionais de impactos sociais através de um conjunto articulado de ações formativas, informativas e preventivas.

Nossas intervenções são pautadas no ensino da música como proposta de fortalecer o elo com a família em propostas sociais capaz de levar o grupo familiar à inserção comunitária possibilitando uma maior relação com o meio   tornando-o protagonista de sua promoção familiar e social. Viabilização do acesso a direitos sociais e políticas públicas, Cidadania, Saúde, Educação e Direitos Humanos.

Assim, prestar Serviço e atividades para o desenvolvimento sociocultural, ético-moral e social em prol da melhoria da qualidade de vida de famílias em situação de vulnerabilidade social é colocar em prática a justiça social (Tsedaká) que é a nossa missão enquanto Associação.

Artístico e Pedagógico

As “Oficinas temáticas” surgem com a necessidade de contribuir e complementar a formação humana, social e artística de crianças e adolescentes em situação de risco social, visando formar cidadãos críticos e solidários, capazes de transformar a própria realidade em que vivem por meio de ações sustentáveis. O objetivo principal é envolver os estudantes atendidos pelo Tempo Integral da rede pública municipal de Vitória/ES dos bairros da região Centro, em atividades práticas coletivas; que desenvolvam o respeito às diferenças, desperte habilidades manuais e principalmente, construa práticas sociais que favoreçam no cuidado e na preservação do meio ambiente.

OFICINAS:

“O Manguezal, um Ecossistema onde o rio e o mar se encontram”
Possibilita conhecer a importância do manguezal para o meio ambiente; identificar o manguezal como um ecossistema que está repleto de vidas que precisam de proteção e cuidado, e realizar atividades artesanais que coloquem em prática o conhecimento e proporcione o desenvolvimento de habilidades artísticas.

“Nossas Mãos Podem Transformar o Mundo”
Contribui com a aquisição de conhecimento sobre a preservação do meio ambiente e o cuidado com o espaço em que vivemos, visando refletir ações que melhorem a relação entre o homem e o meio ambiente, desenvolvendo artesanato com materiais recicláveis.

“Hortas e Jardins”
Estimula o interesse das crianças e adolescentes para o cultivo de hortas e jardins e conscientiza da importância de estar saboreando um alimento saudável e nutritivo.

“Contos e Cantos”
Desperta o prazer pela leitura, amplia o universo informacional, artístico e cultural de crianças e adolescentes, contribuindo para a formação de valores que proporcionem uma melhor convivência social.

Música

A música também é uma das ferramentas de transformação social. Por meio da educação musical para crianças e adolescentes entre 6 a 15 anos, o Projeto de Música da Associação ALEF BET visa trazer qualidade de vida, desenvolvimento cultural e artístico para os seus participantes. Promovemos a cidadania, a sensibilidade, a autoestima e responsabilidade; através de valores como amor à pátria, respeito, paz, família, amizade, tolerância, solidariedade e meio ambiente. Não buscamos formar músicos, mas sim despertá-los através da música para que trilhem o caminho do bem, tendo oportunidades e fazendo boas escolhas.

Temos um hino chamado “Pipoca Social”, nesta letra composta por um de nossos participantes, transmitimos bem o nosso lema que é realizar ações para que mudanças significativas e duradouras aconteçam de dentro para fora, possibilitando uma vida melhor para nossas crianças, adolescentes, jovens e adultos.

 

PIPOCA SOCIAL

Letra: Levi Abreu

Música: Larissa Abreu Almeida

Cada célula de um milho somos nós

Cada milho é uma cidade, estado o um país

Ou até uma pequena sociedade

Na panela cheia de milho estamos todos juntos

No aniversário, no cinema e também no futebol

Seja criança ou não, com suco ou guaraná

Pipoca é diversão!

Na panela cheia de milho estamos todos juntos

Realizamos boas ações para acender este fogo

E estourar os milhos e assim levarmos

Ao mundo paz e alegria

Pipoca social!