A Associação ALEF BET desenvolve projetos que visam à promoção de cidadania, estabelecendo parceria com instituições privadas, públicas, bem como com cidadãos interessados no benefício social da população. A busca dessas parcerias tem por objetivo a ampliação das atividades inerentes aos projetos, desenvolvidos com o compromisso de aplicação responsável de recursos públicos e privados na construção de uma sociedade mais humana, harmônica e inclusiva.

Vivemos em uma cultura de risco, na qual o modo de produção e de sustento, desenvolvido no decorrer da história da humanidade, desconsiderou os efeitos deletérios da ação humana sobre o meio ambiente. Por isso, há anos, com a percepção da degradação do meio ambiente e da escassez de recursos naturais e bens básicos como qualidade da água e ar, governos, empresas e a população em geral passaram a repensar suas formas de agir, buscando uma conduta sustentável.

Conduta sustentável consiste em esforços de repensar o modo de cada um estar no ambiente, considerando a prática diária e a forma de sustento e produção de bens, serviços e produtos, de tal forma a colaborar com a manutenção de um ambiente saudável e relações equilibradas entre os homens e mulheres. Figura nas agendas de governos e das principais empresas a temática da reciclagem, uma das ações que compõem a conduta sustentável.

Reciclagem consiste em uma das ações possíveis de tratamento de resíduos sólidos descartáveis e não biodegradáveis, como papel, vidro, metal e plástico, transformando em outros bens e produtos, resultando na redução de consumo de água, energia e matérias-primas.

O tratamento desses resíduos sólidos recicláveis demanda mão de obra que representa geração de renda e trabalho para milhares de pessoas. Mas requer da população, em geral, participação ativa na aquisição de bens recicláveis, separação e preparação para o descarte correto, contribuindo para o meio ambiente e com as demais pessoas que atuarão no processo de tratamento desse material.

A biblioteca Comunitária Teresinha Nocera Araújo oferece oficinas temáticas à rede pública de ensino e comunidade da Grande Vitória/ES. Portanto faz-se necessário o agendamento prévio, definindo a temática da oficina junto ao projeto biblioteca. Os temas serão ajustados de acordo com as possibilidades de aplicação.

As oficinas serão realizadas por voluntários da Associação ALEF BET. Os materiais a serem utilizados nas oficinas deverão ser ajustados junto aos usuários e a Associação ALEF BET.

As oficinas poderão ser de modalidade única ou continuada, conforme o planejamento das atividades acordadas.
Nosso objetivo é desenvolver atividades que estimulem crianças e adolescentes a refletir sobre cuidar do espaço em que vivem; contribuir para a uma participação ativa a respeito da preservação do meio ambiente, visando uma conduta sustentável e positiva sobre a preservação do planeta.

As atividades serão organizadas de tal forma a proporcionar a:

  • Identificar os resíduos sólidos recicláveis e não recicláveis;
  • Reconhecer o tempo de degradação dos resíduos sólidos no ambiente;
  • Separar, manusear e tratar os resíduos sólidos recicláveis.

Mídia de Fotos e Vídeos

Regulamento para Atendimento

  • Agendamento prévio com confirmação por e-mail;
  • Formulário de agendamento devidamente preenchido enviado via email;
  • Em caso de desistência avisar com 05 dias de antecedência;
  • Lista dos alunos constando: a série que cursa, data de nascimento, idade, sexo, cor/raça, renda familiar e autorização de imagem;
  • Número máximo de participantes: 30 (trinta);
  • Horários e dias disponíveis: preferencialmente às terças-feiras e quintas-feiras em turnos matutinos ou vespertinos;
  • Os materiais a serem utilizados nas oficinas deverão ser ajustados junto aos usuários e a Associação ALEF BET.

Contatos:
E-mail: administrativo@alefbet.org.br
Telefone: (27) 3029-5230